Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Projeto de Lei define normas para fundo de suporte financeiro ao Turismo

A Comissão de Turismo (CTur) da Câmara do Deputados apresentou esta semana o Projeto de Lei (PL 2380/2021), que dispõe sobre o funcionamento e as operações do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

No momento, a matéria está em fase inicial de tramitação, aguardando a definição de despacho às comissões pela Presidência da Câmara.

O PL autoriza o compartilhamento do risco de crédito em operações do Fungetur que tenham como mutuários microempreendedores individuais, prestadores autônomos de serviços turísticos, microempresas e empresas de pequeno e médio porte.

Esse compartilhamento de risco poderá ser efetuado por meio de aquisição de cotas em fundos garantidores, aquisição de cotas de fundos de investimento em direitos creditórios e participação em Sociedades de Garantia de Crédito (SGC).

O projeto também estabelece novas fontes permanentes de recursos para o Fungetur, sendo 3,48% do produto de arrecadação da loteria federal e a 2.97% do produto da loteria de prognósticos numéricos.

A proposta confere, ainda, ao Fungetur, autonomia para aplicar parte não superior a 30% de seus recursos a despesas de promoção e publicidade do turismo brasileiro.

 

Foto: Pixabay

Equipe RT, com informações de assessoria.

Os comentários estão encerrados.

Instagram