Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Artigo: Recuperação da hotelaria no Rio

Por Cleber Brisis*

Considerando o atual cenário causado pela pandemia no mundo todo, após quase um ano e meio de muitas dificuldades, o turismo do Rio de janeiro vem aos poucos se recuperando. 

Sou gerente de um hotel 4 estrelas, embora eu costumo dizer 4.9, porque estamos muito bem localizados e somos um dos melhores 4 estrelas do bairro de Copacabana .

Nosso hotel foi inaugurado em janeiro de 2004 e até março do ano passado, tínhamos ente 80 e 90% da nossa ocupação média de business e, com o novo cenário de pandemia, nossa ocupação chegou a cair pra 10 a 15%, razão pela qual tivemos de demitir grande parte de nossos colaboradores. 

Só agora, após o inicio da vacinação, começamos a recuperar lentamente nossa ocupação, porém, com outro perfil de cliente.

Nosso cliente principal hoje é o do turismo de fim de semana, com uma fatia considerável de moradores da própria cidade, já que estamos trabalhando com diárias promocionais, o que acaba sendo atraente para esse público. São famílias que estão saturadas de ficar confinadas em casa, querendo sair pra um local que considerem seguro.

Os executivos ainda devem demorar um pouco mais, já que muitas empresas seguem com grande parte de seus funcionários trabalhando em home office, mas acreditamos que, com a evolução da vacinação em nosso estado, no máximo até o final do ano, teremos uma grande recuperação, tanto no turismo de lazer quanto no de negócios nacional e internacional .

Estamos convictos que tanto o famoso Réveillon de Copacabana quanto o Carnaval da Cidade Maravilhosa serão um grande sucesso, com a maior parte da população vacinada e seguindo todos os protocolos de segurança!

 

*Cleber Brisis é gerente geral do Royal Rio Palace Hotel, conselheiro da Confederação Nacional de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e membro do SKAL – RJ.

 

Equipe RT

 

Os comentários estão encerrados.

Instagram