Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Governo lança guia para a retomada econômica do turismo no Brasil

O governo federal lançou um guia com medidas estratégicas para a retomada do turismo no Brasil. No total, são 20 iniciativas de curto e longo que favorecem o estímulo à demanda, promoções, o acesso à linha de crédito, o incentivo ao calendário de eventos e a divulgação dos destinos turísticos no País.

O “Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil” pretende contribuir para a retomada do turismo nacional com segurança e responsabilidade e recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela Covid-19.

Para a produção do guia foram entrevistados mais de 40 empresários do setor turístico, além de especialistas do ramo. A consultoria responsável pelas entrevistas também realizou uma pesquisa online sobre o turismo no Brasil e no exterior.

De acordo com o estudo, no Brasil, 93% dos visitantes são locais. Em 2019, os turistas brasileiros gastaram em viagens no exterior US$ 17,6 bi, enquanto que os turistas estrangeiros gastaram no Brasil US$ 5,9 bi.

Atualmente, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. O impacto chega a 53 segmentos da cadeia produtiva.

“O Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada no mês de agosto. E agora o que é mais interessante: 180 mil no setor do turismo. E digo mais: até fevereiro nós vamos criar 500 mil empregos com carteira assinada”, ressaltou o ministro Gilson Machado, durante o lançamento do guia em Brasília.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Foto: Ministro Gilson Machado – Wilson Dias/Agência Brasil

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

Instagram