Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Café da manhã do Rio Convention Bureau no Bondinho busca incentivar a vinda de estrangeiros

Com alta temporada, consulados são convidados a estimular o turismo internacional no Rio

Para estimular o retorno do turismo internacional ao Rio de Janeiro, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) realizou, nesta quarta-feira (1), um café da manhã com cônsules dos principais países emissores de visitantes. O encontro foi em um dos cartões postais da cidade, o Bondinho do Pão de Açúcar, e contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio e do setor.

Antes do impacto gerado pela pandemia, os turistas estrangeiros geraram uma receita de US$ 5,9 bilhões em 2019 no Brasil. Dos 6,4 milhões de visitantes que chegaram ao Brasil há dois anos, 1,3 milhão de viajantes desembarcaram diretamente no Rio de Janeiro, vindos principalmente da Europa, Estados Unidos e Argentina, entre outros países da América do Sul. Agora, com o avanço da vacinação no Brasil e com a redução do número de infectados pelo coronavírus, o evento busca mostrar que a cidade está pronta para receber o público de outros países e incentivar a retomada do turismo internacional.

“O Rio de Janeiro é o principal destino de turistas que vêm de fora do país para conhecer o Brasil. Esse fluxo gera uma receita importantíssima para o setor e para toda a cidade. Por isso, queremos estreitar as relações com os consulados a fim de demonstrar que podemos receber os visitantes de forma segura, seguindo todos os protocolos que o momento de pandemia exige”, afirmou Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB.

Representantes dos consulados de 15 países, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Japão, Peru e Bolívia, compareceram ao evento, que reuniu ainda autoridades e gestores de hotéis e atrações turísticas.

“Estreitar laços com os representantes dos consulados dos principais países emissores de turistas para o Rio de Janeiro é fundamental para intensificar o fluxo de turistas para o Rio. A Secretaria de Estado de Turismo trabalha intensamente para atrair visitantes, sempre reforçando a garantia do cumprimento das regras sanitárias, e será de extrema importância poder conversar e apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido. Acredito que é mais um passo fundamental para acelerar a vinda dos turistas internacionais para o Rio de Janeiro”, diz Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Durante o evento, os cônsules acompanharam as falas do presidente-executivo e da diretora-executiva do Rio Convention Bureau, Carlos Werneck e Roberta Werner, além dos secretários de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, e do município, Bruno Kazuhiro, da delegada Patrícia Alemany, da Delegacia de Especial de Apoio ao Turismo, e do comandante Robson Cardeal, do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. Também participaram representantes do Bondinho do Pão de Açúcar, do RIOgaleão, da empresa de aviação executiva Flapper.

“O RIOgaleão é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil, com destaque em eficiência operacional. Temos investido em aprimorar a experiência dos viajantes que, depois de meses de confinamento, estão resgatando o prazer de viajar. Por isso é tão importante promovermos este tipo de encontro, para somarmos expertises a fim de garantir uma retomada segura e eficiente”, afirma Dimas Salvia, Diretor de Operações do RIOgaleão.

“É muito importante e necessário para a cidade que diversas esferas nacionais e internacionais se unam em prol do fomento do turismo na cidade, a fim de ajudá-la a desenvolver cada vez mais nesse setor tão importante e também repassar toda a segurança e cuidados que estamos tendo. E nós como Bondinho Pão de Açúcar, temos uma história de amor com o Rio, o parque viu a cidade se desenvolver ao longo desses 109 anos e temos a honra de receber e fazer parte dessa iniciativa” explica Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

Crédito: Dani Medeiros / Rio CVB

Os comentários estão encerrados.

Instagram