Revista do Turismo – Negócios e Eventos

BlaBlaCar encerra primeiro trimestre com crescimento de 39% no número de passageiros em relação ao mesmo período de 2021

Dados no Brasil reforçam trajetória de retomada da plataforma multimodal, que, além das caronas, oferece passagens de ônibus por meio de quase 140 parceiros

A BlaBlaCar, líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas, fechou o primeiro trimestre de 2022 com dados que comprovam a trajetória de retomada da empresa no Brasil, após períodos de desaceleração devido à crise provocada pela pandemia. Entre janeiro e março deste ano, a plataforma registrou crescimento de 39% no número de passageiros de caronas na comparação com o mesmo período de 2021: foram 1,8 milhão de viajantes. No que diz respeito aos assentos de caronas oferecidos, o total ficou em 4,2 milhões (27% a mais, considerando o mesmo recorte).

“A crise tem representado um desafio para todas as empresas, e desde o início de 2020 passamos por períodos de piora e melhora do cenário no Brasil, de acordo com os diferentes momentos da pandemia. Fatores como o avanço da vacinação, que aumentou a sensação de segurança das pessoas para viajar, e a escalada geral de preços no País recentemente, podem ser indicativos dos números positivos no primeiro trimestre”, afirma Frédéric Ollier, vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.

Nos três primeiros meses de 2022, foram 250 mil novos membros mensalmente, em média, e a retomada se consolidou em março, quando a BlaBlaCar chegou a 11,6 milhões de usuários no Brasil. Na comparação com março de 2021, a plataforma transportou 76% a mais de passageiros. Houve, também, incremento expressivo (50%) no número de assentos de caronas oferecidos, considerando o mesmo comparativo.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, pré-crise, o crescimento no mesmo intervalo em 2022 é ainda mais evidente: 83% em assentos oferecidos e 73% em passageiros de caronas.

Algumas tendências observadas no começo da pandemia, como a preferência por viagens mais curtas, permanecem, mesmo em um cenário de maior segurança sanitária. A distância média dos deslocamentos com caronas no primeiro trimestre de 2022 foi de 159 quilômetros, enquanto o preço médio por assento fechou o período em 37 reais.

Usuário também pode comprar passagens de ônibus na plataforma
Outra alternativa para quem deseja economizar ao viajar é o marketplace de venda de passagens rodoviárias da BlaBlaCar. Lançado oficialmente em outubro de 2020, reforça o posicionamento da empresa como aliada na reinvenção digital das empresas de ônibus no Brasil. A novidade permite que o usuário reserve assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, podendo escolher a opção que melhor o atenda.

Atualmente, são mais de 12 mil rotas atendidas por quase 140 viações. A expectativa é contar com 300 empresas parceiras até o fim deste ano.

Sobre a BlaBlaCar
A BlaBlaCar é líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas, permitindo que mais de 100 milhões de membros compartilhem rotas em 22 países. A plataforma utiliza tecnologia de última geração para preencher assentos vazios na estrada, conectando membros que buscam uma carona ou uma viagem de ônibus. Ao desenvolver uma rede de mobilidade ecologicamente sustentável, a comunidade BlaBlaCar poupa 1,6 milhões de toneladas de CO2 e permite 120 milhões de conexões entre os membros, todos os anos.

Foto: Divulgação

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

Instagram