Revista do Turismo – Negócios e Eventos

SKÅL Rio retoma atividades e quer protagonismo no trade turístico

O SKÅL Internacional do Rio de Janeiro realizou na tarde do dia 18 sua primeira reunião mensal institucional, após o período de pandemia que paralisou as atividades, sob a batuta da nova presidente Simone Campos

O encontro aconteceu no restaurante-bar-focacceria Trigo & Luz, na Avenida Armando Lombardi, 949 – no Jardim Oceânico, de propriedade de dois skalegas, Fabio da Luz – que não participou por estar viajando – e Gilberto Bocchino. 

Franci Bussons e Simone Campos
Franci Bussons e Simone Campos

O encontro foi marcado pelo ingresso da hoteleira Franciane Bussons que recebeu da presidente Simone Campos o pin de associada. Franci, emocionada, agradeceu o convite de Simone Campos. Lembrou seu início no trade turístico aos 19 anos no Hotel Porto do Sol de Guarapari e Vitória. Entre outras atividades ocupou as gerências Comerciais do Royal Rio Palace Hotel e da unidade Best Western Arpoador Fashion Hotel. Desde 2014 é diretora da empresa de representação comercial Franci Bussons Consultoria Comercial  Hoteleira, com sede na Ilha do Governador e representa o B Hotel Brasília.

– Aprendi ali a gostar do turismo e hoje, com 32 anos de vida na hotelaria, tenho a minha empresa Franci Bussons Consultoria Comercial Hoteleira que representa diversos hotéis. Aqui, vejo amigos, alguns meus clientes, como Aimêe Fisch. Quando Simone me convidou eu não sabia o que é o SKÅL e me interessei ao saber o que é a que se destina. Estou muito honrada por fazer parte deste grupo de amigos. Quero contribuir e aprender muito com vocês, salientou Franci.

No próximo encontro, que acontecerá no próximo mês de junho, serão registradas as entradas de José Maria de Santucci e Viviane Fernandes, que estão de volta ao clube.

Marcado pela descontração, o encontro teve seu ponto alto de bom humor protagonizado pelo skalega e ex-presidente professor Nylvando de Oliveira que deu uma aula sobre a fonética do termo SKÅL, como deve sua pronúncia correta: “É muito simples. Você tem de pegar o A com aquela bolinha em cima – Å, do alfabeto sueco – e pronunciar as cinco vogais ao mesmo tempo”. Nylvando lembrou que o SKÅL está presente em mais de 100 países.

A presidente Simone falou de sua chegada ao SKÅL e pediu o apoio de todos
A presidente Simone falou de sua chegada ao SKÅL e pediu o apoio de todos

A presidente Simone Campos, que dirigiu pela primeira vez um encontro do clube, confessou que ao chegar no SKÅL “me senti muito acolhida. O SKÅL é um grande network e eu faço network há 25 anos. Quando me convidaram para entrar no  SKÅL me senti em casa. Foi exatamente o network que favoreceu muito minha decisão de me associar. Sinto que o SKÅL é uma família”.
– Aqui, encontrei amigos do turismo, colegas de trabalho, com muitos já trabalhei, já foram meus clientes, no passado trabalhei com eles como CLT e isso facilitou minha aproximação, contou.
O SKÅL pertence a uma rede internacional do trade turístico e para que o SKÅL Rio obtenha um lugar de destaque na panorama turístico. Simone acha que há sim condições de o SKÅL Rio ganhar seu espaço no trade carioca. “Sozinha nao conseguirei fazer nada, mas junto com toda a diretoria e todos os associados trabalhando na mesma sintonia conseguiremos fazer o SKÅL voltar a crescer e tomar muito mais vulto que atualmente tem e ganhar mais significado diante das outras instituições do trade”, defendeu.

Em pé, Jose Maria de Santucci é aplaudido pela sua volta ao SKÅL

Na opinião da presidente, o Rio é grande, tem um turismo maravilhoso com condições de proporcionar um SKÅL que pode crescer mais do que já é. Simone reconheceu as dificuldades que o Rio de Janeiro está enfrentando no turismo e lembrou que a cidade perdeu muitos eventos, antes mesmo da pandemia, para outros estados, “principalmente para São Paulo que quase levou tudo do nosso mercado de eventos”.
Simone deixa muito claro que é preciso trazer de volta esses eventos que aconteceram no Rio durante anos e muitos outros e ensina que para isso é necessário a participação de todo o trade e autoridades estaduais e municipais. “Se conseguirmos esse apoio e a conscientização desses entes privados e oficiais poderemos dar uma guinada no turismo do Rio. O turismo de lazer está voltando, principalmente o doméstico, mas tem muito trabalho a fazer para trazer os eventos de volta”, ressaltou a presidente.

O SKÅL ao longo dos anos ocupou um espaço importante no trade. O ex-presidente, José Walter Telles, concorda, mas lembra que o turismo em função da pandemia ficou em banho-maria e o SKÅL foi junto. 
– Acho que como agora o turismo está voltando é a melhor hora da gente alavancar o SKÅL, sugeriu ao frisar que com a Simone, que nos trouxe sangue novo, à frente teremos com certeza um SKÅL mais intenso. “O início dela (Simone) já foi bem promissor e a gente está aqui para ajudar e entrar nesse barco”, sublinhou.

Ex-presidente, José Walter Telles

O SKÅL ao longo dos anos ocupou um espaço importante no trade. O ex-presidente, José Walter Telles, concorda, mas lembra que o turismo em função da pandemia ficou em banho-maria e o SKÅL foi junto. 
– Acho que como agora o turismo está voltando é a melhor hora da gente alavancar o SKÅL, sugeriu ao frisar que com a Simone, que nos trouxe sangue novo, à frente teremos com certeza um SKÅL mais intenso. “O início dela (Simone) já foi bem promissor e a gente está aqui para ajudar e entrar nesse barco”, sublinhou.

Trigo & Luz 

A foccaceria Trigo & Luz International Corporation, de propriedade dos skalegas Fabio da Luz Rodrigues, ex-presidente do SKÅL Rio, e de Gilberto Bocchino, agentes de viagens, diretor da European Travel, músico profissional com formação clássica, pianista, guitarrista e baixista, foi palco do encontro do SKÅL Rio. Criada há dois anos por Fabio, a Trigo & Luz se transformou num acolhedor e agradável ponto de encontro para happy hour, além de entregar em domicílio (delivery). Tem uma adega bem fornecida com vinhos portugueses, italianos, argentinos, chilenos e uruguaios e sua especialidade são as foccachias dos mais variados sabores.
– Estamos aqui na Trigo & Luz recebendo os amigos skalegas com o máximo prazer e carinho como se fosse em nossa casa. A Trigo & Luz tem tudo a ver com turismo e já recebemos aqui diversos turistas, revelou.

Kátia e Lana Carla e Aimêe Fisch e Maria Luíza

Presentes ainda os skalegas Maria Luíza Cosentino, Aimêe Fisch, Sônia Vidinhas, Antônio Jorge Ferreira, George Irmes e Marcos Costa, e as skallaidies Lana Carla Freires e Tania Araújo.

Aimêe Fisch, Tania Araújo, Sônia Vidinhas, Lana Carla e Viviane Fernandes
Skalegas recebem a nova associada Franci Moussons
Gilberto Bocchino na sua fábrica de focacchias
George Irmes, Gilberto Bocchino e Arnaldo Moreira
Marcos Costa, José Maria de Santucci e Antônio Jorge Ferreira

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

Instagram