No próximo domingo, dia 9 de maio, a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, comemora os quatro anos da ‘Baixada Verde’, projeto criado por um grupo de gestores com o objetivo inserir a região no mapa de Turismo do município.
Responsável por um terço da área verde existente na região metropolitana, a Baixada – que está localizada entre a Serra Verde e a Costa Verde – tem grande potencial turístico.
Oferece opções de trilhas e cachoeiras, além de atrativos como a praia de Mauá, o manguezal de Magé, as pistas de voo livre em Japeri e Duque de Caxias, a Serra do Vulcão em Nova Iguaçu, áreas protegidas de Mata Altlântica, entre outros.
Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi criado um planejamento estratégico para a Baixada, que inclui o mapeamento de todos os pontos turísticos locais, com indicação de produtos a serem trabalhados, além de iniciativas como o incentivo à gastronomia, que é um setor de destaque na região.
Com boa infraestrutura de hotéis, restaurantes, shoppings e comércio em geral, a Baixada conta ainda com o Observatório do Turismo, localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que reúne um grande número de dados sobre municípios fluminenses.
Foto: Pista de voo livre em Japeri/Observatório do Turismo
Equipe RT