Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Brasil sobe duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo em 2021

País ocupa a 11ª posição como maior mercado do turismo. Crescimento foi impulsionado pela demanda de viagens internas e ultrapassou países como Canadá e Austrália

setor de turismo no Brasil segue em ritmo de crescimento e demonstrando a sua força também no cenário internacional. Relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC), de renomada autoridade empresarial do turismo mundial, apontou que o Brasil ocupou a 11ª posição como maior mercado do setor de Turismo do mundo em 2021 (em 2019, estava na 13ª colocação). Segundo o relatório, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados. Aproximadamente US$ 103,5 bilhões – 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021 – foram resultantes do território brasileiro.

Apesar do crescimento, o Brasil ainda está atrás de países como México, Índia, Canadá, França e Itália em comparação com o PIB do turismo no período antes da pandemia. Isso mostra que, apesar de o Brasil possuir um mercado interno forte, que representa 90% das viagens, há o desafio de avançar no setor internacional. Por isso, o Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) têm atuado de forma permanente para retomar e ampliar a conectividade de destinos brasileiros com o mundo, fortalecendo também o turismo interno.

No início de agosto, por exemplo, o ministro do Turismo, Carlos Brito, se reuniu com representantes da lowcost JetSmart no âmbito das ações que buscam maior conectividade aérea. Recentemente, a companhia aérea anunciou novos voos no Brasil, conectando o país com cidades da Argentina (Buenos Aires) e do Chile (Santiago), a partir de dezembro.

Além disso, em julho, representantes do Ministério do Turismo participaram de encontro com integrantes do WTTC, onde discutiu-se, por exemplo, o interesse em atrair investimentos privados para o Brasil através do Portal de Investimentos. A iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo reúne um portfólio online de projetos voltados ao setor de turismo, com o objetivo de aproximar setores público e privado.

AMÉRICA LATINA – O relatório da WTTC revelou o impacto econômico e de emprego relacionados a viagens e turismo entre os anos de 2019 e 2021, apresentando um cenário positivo para a América Latina. A pesquisa mostra que, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi marcado por uma considerável recuperação.

A América Latina demonstrou uma tendência de crescimento de 4% para os próximos dez anos, quase o dobro previsto para a economia da região no mesmo período, estimada em 2,3%.

Em 1º lugar continua os Estados Unidos como o maior e mais poderoso mercado de Viagens e Turismo do mundo, seguido por China e Alemanha.

Fonte: Vitória Moura – Ascom MTur
Foto: Marco Ankosqui/MTur

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress
Instagram