Das 92 cidades que compõem o estado do Rio de Janeiro, 71 passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que define o recorte territorial a ser trabalhado, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo (Mtur)
As ações pré-estabelecidas pelo MTur envolvem melhorias de infraestrutura, sinalização, promoção e atração de turistas para os diversos destinos turísticos do RJ. O anúncio foi feito pelo Ministério, responsável pela iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), que promoveu diversos encontros de sensibilização com representantes das cidades, ao longo do mês de maio, com objetivo de orientar as etapas cadastrais.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta a importância do mapa para a consolidação dos destinos turísticos do interior.
– É fundamental que essas cidades estejam no Mapa do Turismo, pois significa que elas fizeram o dever de casa cumprindo as exigências do Ministério e hoje estão aptas a receber investimentos para promoção do turismo. Isso é importante não apenas para a atração de mais visitantes, mas também para o desenvolvimento dos municípios – explicou Tutuca.
Sobre o Mapa 2023
O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em 2004 e, a partir de 2022, passou a ser interativo e dinâmico, com consulta disponível de forma on-line. Para fazer parte, é necessário atender a uma série de pré-requisitos e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. Os municípios podem entrar para o Mapa a qualquer tempo, desde que cumpram com todos esses critérios exigidos pelo MTur. Contudo, uma vez inseridos no Mapa, todos os municípios precisam atualizar, anualmente, as informações e documentos necessários em um sistema próprio (SISMAPA).
Mapa do Turismo Brasileiro: cidades já cadastradas:
- Metropolitana – Niterói e Rio de Janeiro.
- Costa do Sol – Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras e Saquarema.
- Costa Verde– Angra dos Reis e Paraty.
- Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
- Agulhas Negras – Itatiaia e Resende.
- Vale do Café – Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
- Caminhos da Serra – Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes.
- Caminhos da Mata – Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.
- Caminhos Coloniais – Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Três Rios.
- Baixada Verde – Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Seropédica e São João de Meriti.
- Costa Doce – Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis e São João da Barra.
- Águas do Noroeste – Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaperuna, Natividade e Varre-Sai.
Fonte e foto: Ascom-Setur-RJ