“O Rio de Janeiro oferece fonte para a montagem do produto em alta demanda, um tipo de turismo que se tornou realidade geradora de muitos empregos e renda para o setor.”
Artigo: Paulo Senise
A escolha de destinos do Estado do Rio de Janeiro através de votação popular promovida pelos maiores sites de reservas do mundo, confere aos municípios do interior e da região metropolitana grande atratividade para diversos segmentos do mercado turístico internacional.
Em recentes premiações, 13 destinos foram escolhidos, destacando-se a Região da Costa Verde no Guia Lonely Planet; Angra dos Reis e Arraial do Cabo no Site TripAdvisor, Teresópolis pela Expedia Brasil e Cabo Frio que recebeu a Bandeira Azul pela FEE – Foundation for Environmental Education. Tal reconhecimento cria condições propícias para a divulgação da grande diversidade de atrativos turísticos e atividades culturais, ingredientes desejáveis por uma nova geração de turistas que hoje busca mais do que apenas alguns dias para lazer e descanso. Eles buscam aprofundamento nos costumes locais durante a viagem, uma experiência cultural para levar para casa. Eles querem o compartilhamento de diferentes culturas e seus costumes. Nessa modalidade, o viajante tem a oportunidade de vivenciar as tradições da região com roteiros que passam longe dos pontos turísticos famosos e aliam experiências históricas, culturais e gastronômicas com atividades específicas de cada região.
E para compor os pacotes temáticos, existe imensa lista de atrativos que incluem gastronomia, música, esportes radicais, ecoturismo e grande diversidade cultural. O resgate da tradição quilombola é um exemplo que estimula o conhecimento da cultura e da história de comunidades organizadas em antigos engenhos em diversas localidades. A produção da cachaça, que se destaca pela qualidade do produto, e a Rota Cervejeira possibilitam a montagem de roteiros históricos e para ampliar o cardápio de opções, feiras de artesanato, festivais de música, dança e cinema oferecem experiências audiovisuais e oficinas abertas ao público com diversos temas, indo do popular ao clássico.
Em meio a todas essas atividades, a história do Brasil Imperial pode ser vivenciada em passeios pelas cidades do Rio de Janeiro, Paraty, Visconde de Mauá, Petrópolis e Região do Vale do Café e para uma experiência ecológica, os parques nacionais oferecem muita diversidade como um dos principais destinos para observação de pássaros, trilhas e esportes radicais que agregam emoções e sentimentos à viagem.
Com essa riqueza de matéria prima disponível, o Rio de Janeiro oferece ao trade turístico a fonte para a montagem do produto em alta demanda, um tipo de turismo que já deixou de ser tendência e se tornou realidade geradora de muitos empregos e renda para o setor.
Tendo identificado essa grande demanda turística, a Setur-RJ/Turisrio desenvolveu o programa Rio+3 e disponibiliza grande acervo de material promocional para a divulgação de destinos turísticos no interior do estado do Rio, em especial aqueles localizados em até 3 horas de viagem da capital.
Paulo Senise é presidente da TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
As informações sobre pacotes, preços e tarifas, aqui, contidos são de inteira responsabilidade das empresas e estão sujeitos à alteração sem aviso prévio.