Com a implantação do Tax Free Shopping no Brasil, a movimentação financeira anual seria de US$ 411,6 milhões
A Fecomércio RJ apresentou, nesta segunda-feira (17/04), ao trade turístico e a autoridades ligadas ao setor uma pesquisa sobre turismo internacional no estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi apresentado pelo consultor da Presidência da entidade, Otavio Leite, e pelo diretor do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes. A sondagem foi feita com turistas estrangeiros na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em março, e mostra que o Rio de Janeiro é um bom destino para férias e compras. A assessora de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho, e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, que representou a ministra Daniela Carneiro, também estiveram na apresentação.

Motivação e permanência
A pesquisa “Turismo Internacional: Satisfação e Consumo no estado do RJ e Tax Free” revela que 83,4% dos entrevistados procuram o Rio para turismo, lazer e passeio. 11,3% viajam para o estado a negócios. O tempo médio de pernoite é de dez dias, sendo que 48,9% dos turistas ficam em média entre oito e 30 dias no estado.
Hospedagem
O levantamento do IFec RJ aponta que os hotéis (64,4%) e pousadas (20,7%) são os meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas estrangeiros. Os imóveis ou quartos alugados via plataformas digitais estão em terceiro, com 17,7%. Entre as plataformas digitais, houve uma predominância do Airbnb.
Gastos
Boa notícia para o comércio. Em termos de custos, para a grande maioria (74,5%) o estado do Rio de Janeiro não é considerado um destino caro. A maioria dos turistas internacionais (60,5%) realizou compras durante sua permanência no estado. Segundo a pesquisa, os produtos mais comprados são as roupas, com 64,1% da preferência dos estrangeiros. Os gastos com alimentos e bebidas para serem levados para seus países teve índice de 37,2%.
49,9% dos turistas gastam entre US$ 201 e US$ 1.000 em compras, com gasto médio de US$ 542,9. Por ser um destino amigável para compras, se comparado aos seus países de origem, os turistas gastariam em média US$ 786,6 com os mesmos produtos comprados no Rio.
A pesquisa revela também os principais fatores que levam os estrangeiros a comprar os produtos no Rio: importante para a memória da viagem (55,9%), mais barato do que em seu país (31,5%) e qualidade (26,1%).
Tax Free
Dos turistas estrangeiros entrevistados, 48,7% disseram já ter ouvido falar do Tax Free, sendo que 50,7% deles já utilizaram o programa de reembolso em outras viagens.
Dentre os que já ouviram falar em Tax Free, 27,3% disseram que é importante para efetuar as compras. Depois de explicado o funcionamento do Tax Free para quem desconhecia e para os que já ouviram falar do programa, 53,7% afirmaram que ele estimula o consumo.
Intenção de gastos adicionais
De acordo com o levantamento, 73% acham que o Brasil deveria adotar o programa de reembolso, sendo que 46,2% revelaram que gastariam mais ou passariam a comprar com a adoção da medida.
A adoção do Tax Free aumentaria ainda mais os gastos dos turistas no Brasil, segundo a pesquisa. Enquanto o consumo médio sem o programa é de US$ 542,9 com compras para o próprio e/ou acompanhantes, com a implantação os turistas passariam a comprar ou a mais outros US$ 665,5 em média.
Impacto na economia do RJ
A movimentação financeira anual para o país seria de US$ 411,6 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhões. “Essa pesquisa é um bom termômetro de como o trade turístico e o comércio devem se comportar. Nela, mostramos a percepção da satisfação do turista estrangeiro e o potencial de crescimento que a cidade e o estado têm para o consumo. O Rio é lazer, mas também é amigável para compras por se tratar de um destino barato, com preços responsáveis”, explica o consultor da Presidência da Fecomércio RJ e doutorando em Turismo, Otavio Leite.
A pesquisa ouviu 866 turistas estrangeiros, entre os dias 07 e 14 de março, e respeitou a proporcionalidade do destino de procedência dos turistas contida no Anuário Estatístico de Turismo 2020, ano base 2019, do Ministério do Turismo, relativamente ao desembarque no Rio de Janeiro. O objetivo da sondagem foi mensurar os benefícios que um programa de reembolso, como o Tax Free pode proporcionar ao setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro, além de apurar indicadores de “Satisfação“, e compreender o “comportamento de compras“ e o “perfil dos turistas“ que estiveram no Rio de Janeiro.
Para acessar e/ou baixar o arquivo da pesquisa completa, clique aqui
Fonte: Fecomércio RJ
Fotos: Adriano Ishibashi
Equipe RT