O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) apresentou, nesta semana, o projeto Turismo com o Judiciário. A iniciativa tem por objetivo orientar turistas nacionais e estrangeiros em caso de necessidade de apoio do judiciário fluminense. O serviço será prestado pelo portal do TJRJ na internet.
Considerado pioneiro entre os tribunais de justiça do país, o projeto deverá facilitar a busca do turista por serviços e soluções de problemas como extravio de malas, perda de documentos, etc. Para atender o turista internacional, as informações serão disponibilizadas também em inglês, espanhol e francês.
Segundo o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ, a iniciativa reflete a preocupação do judiciário fluminense com a população do estado e busca contribuir para a recuperação do turismo no Rio de Janeiro.
Pioneirismo
Ao participar do evento de apresentação do projeto no Tribunal de Justiça do Rio, ao lado de juristas e representantes do setor turístico, Sávio Neves, diretor-presidente do Trem do Corcovado, ressaltou o pioneirismo da iniciativa.
“Esse projeto cria um link do turista e dos profissionais do setor com o Poder Judiciário. Mesmo com o Rio de Janeiro tendo essa vocação natural para o turismo, até então nunca houve nenhuma iniciativa de apoio nesse sentido e acredito que ela chega para ficar.”
Na primeira etapa do projeto, o TJRJ irá se reunir com profissionais do turismo para coletar informações a respeito das principais demandas do turista individual, do turista que vem por meio de uma agência de viagens ou daquele que vem a negócios.
Fonte: TJRJ
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ
Equipe RT