Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Serra Gaúcha, um cenário de beleza única e gratas surpresas

Certamente você já deve ter ouvido falar dos encantos da Serra Gaúcha que se estendem desde as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e tantas outras

Desde a década de 80 tenho realizado inúmeras reportagens na região. Desta vez, optei por focar minha atenção pela região da Uva e do Vinho. Ao contrário do que muitos possam imaginar os atrativos não se limitam apenas às vinícolas de onde se produz o melhor vinho e alguns dos espumantes mais famosos do país. Claro que os destaques ficam, em sua maioria direcionados aos eventos relacionados a viticultura.

Parreirais no Vale das Vinícolas

Nunca é demais lembrar que em Bento Gonçalves acontece entre os dias 13 de janeiro a 19 de março a Vindima, conhecida como Festa da Colheita. Na ocasião os turistas têm oportunidade de visitar os parreirais e degustar os vinhos da nova safra. Também em Caxias do Sul acontece a Festa da Uva, que vai reunir milhares de produtores e turistas entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março.

Decidi aproveitar o novo voo diário da Gol que desde outubro passou a fazer a ligação entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e o aeroporto de Caxias do Sul. O tempo de viagem – sem escalas – é de apenas 1h50. No aeroporto você pode optar por alugar um carro, pois há serviços tanto da Movida, como da Localiza.

Cenários levam a uma viagem pelo tempo

História e tradição – Um pouco da história e da tradição herdada dos primeiros imigrantes italianos, no século XIX, é contada no espetáculo Epopeia Italiana, um espetáculo realizado semanalmente às quartas, sextas e finais de semana, em Bento Gonçalves. A Giordani Turismo, principal operadora de turismo receptivo, com sede em Bento Gonçalves comercializa ingressos a R$ 51,00 para os interessados em assistir a apresentação, que se repete quatro vezes ao dia.

Espetáculo da Epopeia Italiana

O show é realizado ao lado da estação ferroviária de Bento Gonçalves. Ali, os turistas podem não apenas conhecer trajes típicos usados na época da imigração, como também fazer uma “viagem” repetindo o trajeto das famílias italianas que decidiram tentar a vida no Brasil. Durante todo o tour orientado por Giovani Ballestrini, descendente de italianos.

Turistas utilizam trajes a rigor

Ao final do tour o turista pode tirar fotos com trajes da época por apenas R$ 10,00. Com tempo, aproveite para fazer uma visita ao Museu do Vinho localizado na Vinícola Peterlongo. Ali, os turistas podem fazer um tour com direito a degustação, e conhecer um pouco da história iniciada com a vinda para o Brasil de Manoel Peterlongo, responsável pela fundação da primeira vinícola na Serra Gaúcha.

Degustação de vinhos na Casa Valduga

Vinícolas – Tanto em Garibaldi como Bento Gonçalves a atração maior fica mesmo por conta do tour às vinícolas. A maioria delas deve ser previamente agendada em agências de turismo receptivo. A Giordani Turismo oferece um tour às vinícolas com acompanhamento de guias. No programa, além da oportunidade de conhecer o processo de produção se pode degustar quatro ou cinco tipos de vinhos ou espumantes. Algumas delas são famosas como a Casa Valduga, a Miolo, Salton, Chandon, Garibaldi, Cave do Sol, Tortello, entre outras.

Talita da vinícola Courmayeur mantem a tradição familiar

Tive a oportunidade de fazer uma visita à vinícola Courmayeur, distante 10 minutos do centro de Garibaldi. Ali fui recepcionado por Talita Nicolini Verzeletti que juntamente com sua irmã Gilian administram o processo de produção que chega a 800 mil garrafas ao ano. Explicou que uma das preocupações diz respeito a qualidade dos vinhos e espumantes. Para isso contam com um laboratório de análise e equipamentos importados da Itália.  Alguns dos seus espumantes da linha Brut conquistaram a medalha de ouro em Lyon, no ano de 2021.

Vinícola Casa Valduga

Maria Fumaça – Da estação ferroviária os turistas podem embarcar num dos oito vagãos puxados pela velha Maria Fumaça. O programa acontece duas vezes por dia, sempre às quartas, sextas e finais de semana. Entre os dias 26 de novembro acontecem aos sábados saídas extras noturna do programa “Natal sobre Trilhos”. Mais informações podem ser obtidas com a Giordani Turismo.

Passeios na Maria Fumaça

Durante o passeio acontecem apresentações de músicos e grupos folclóricos, além de uma parada de 15 minutos em Garibaldi com direito a degustação de vinhos e espumantes. De lá segue para a cidade de Carlos Barbosa, onde os turistas podem visitar o showroom da Tramontina.

O Showroom da Tramontina tem 4 mil metros quadrados

Showroom Tramontina – Distante não mais do que 5 quilômetros de Garibaldi a cidade de Carlos Barbosa vale uma visita para conhecer a fábrica da Tramontina, que recentemente inaugurou o espaço Show Factory, cuja atração maior são os robôs que fabricam facas e frigideiras. Tudo pode ser observado pelos clientes por meio de paredes de vidro.

O destaque maior é mesmo o showroom da Tramontina que há três anos dobrou de tamanho e ocupa uma área de 4 mil metros quadrados. São mais de 22 mil peças em exposição para comercialização. Para se ter noção do interesse, o local recebe durante a alta temporada mais de mil ônibus com grupos de excursão. O espaço de venda é dividido em ilhas e as campeãs são as linhas de utensílios de cozinha bem como as 30 linhas de talheres inox de todos os tipos e tamanhos.

Parque dos Escultores de Pedra

Caminhos de Pedra – Outro local imperdível para se conhecer é a rota dos Caminhos de Pedra, um roteiro com 12 quilômetros de extensão, entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Ali, os turistas encontram simpáticas lojinhas que vendem artesanato, cucas, além de uma rica gastronomia com excelentes restaurantes. O Roteiro Caminhos de Pedra é considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul pois conta com o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país.

Nicole Sachet Maso, gerente de Marketing e Comunicação da Casa da Ovelha mostra os produtos

Quem passa por ali não passa desapercebido as construções em pedra. Há inclusive um Parque das Esculturas Domadores de Pedra aberto a visitação. São 39 obras expostas ao ar livre esculpidas em pedras por 23 artistas estrangeiros. Toda a renda da bilheteria é revertida para a escola de música da fundação Tarcísio Michelon.

As crianças se divertem com os filhotes de ovelhas

Vizinho a ele está a Casa da Ovelha. Ali são comercializados queijos, iogurtes e toda uma linha de cosméticos produzidos a base do leite de ovelhas. Os clientes são ainda convidados a conhecer o local em que as ovelhas raça Lacaune são mantidas. Se pode até mesmo acompanhar o processo de ordenha e alimentar os animais.

Fachada do hotel Dall Onder Ski

Hospedagem – A região de Bento Gonçalves e Garibaldi conta com inúmeras opções de hospedagem, desde pousadas mais simples até o Spa do Vinho, um resort categoria 5 estrelas. Optei por me hospedar no Dall´Onder Ski Hotel, em Garibaldi. O estabelecimento categoria quatro estrelas conta com 125 apartamentos, dez dos quais com equipamentos para hóspedes com necessidades especiais.

Apartamento do Dall Onder Sky, amplos e confortáveis

Além do restaurante tem estacionamento privativo, fitness center e piscina térmica. Para o segmento de eventos conta com dois salões: um com capacidade para 250 pessoas em auditório e outro com capacidade para 80 pessoas. De acordo com Juliano Vaz da Rocha, coordenador geral do empreendimento as diárias incluem café da manhã. O jantar é opcional com serviço a la Carte.

Giordani Turismo conta com postos de atendimento em Bento Gonçalves

SERVIÇO:
Mais informações no posto localizado no aeroporto de Caxias do Sul, ou diretamente com a Giordani Turismo.
Site: www.giordaniturismo.com.br
No caso de hospedagem, a rede Dall’Onder, que conta com hotéis em Bento Gonçalves e Garibaldi, dá informações sobre seus estabelecimentos através do site: www.dallonder.com.br

Por Luiz Marcos Fernandes
Fotos: Divulgação

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress
Instagram