Certamente você já deve ter ouvido falar dos encantos da Serra Gaúcha que se estendem desde as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e tantas outras
Desde a década de 80 tenho realizado inúmeras reportagens na região. Desta vez, optei por focar minha atenção pela região da Uva e do Vinho. Ao contrário do que muitos possam imaginar os atrativos não se limitam apenas às vinícolas de onde se produz o melhor vinho e alguns dos espumantes mais famosos do país. Claro que os destaques ficam, em sua maioria direcionados aos eventos relacionados a viticultura.

Nunca é demais lembrar que em Bento Gonçalves acontece entre os dias 13 de janeiro a 19 de março a Vindima, conhecida como Festa da Colheita. Na ocasião os turistas têm oportunidade de visitar os parreirais e degustar os vinhos da nova safra. Também em Caxias do Sul acontece a Festa da Uva, que vai reunir milhares de produtores e turistas entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março.
Decidi aproveitar o novo voo diário da Gol que desde outubro passou a fazer a ligação entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e o aeroporto de Caxias do Sul. O tempo de viagem – sem escalas – é de apenas 1h50. No aeroporto você pode optar por alugar um carro, pois há serviços tanto da Movida, como da Localiza.

História e tradição – Um pouco da história e da tradição herdada dos primeiros imigrantes italianos, no século XIX, é contada no espetáculo Epopeia Italiana, um espetáculo realizado semanalmente às quartas, sextas e finais de semana, em Bento Gonçalves. A Giordani Turismo, principal operadora de turismo receptivo, com sede em Bento Gonçalves comercializa ingressos a R$ 51,00 para os interessados em assistir a apresentação, que se repete quatro vezes ao dia.

O show é realizado ao lado da estação ferroviária de Bento Gonçalves. Ali, os turistas podem não apenas conhecer trajes típicos usados na época da imigração, como também fazer uma “viagem” repetindo o trajeto das famílias italianas que decidiram tentar a vida no Brasil. Durante todo o tour orientado por Giovani Ballestrini, descendente de italianos.

Ao final do tour o turista pode tirar fotos com trajes da época por apenas R$ 10,00. Com tempo, aproveite para fazer uma visita ao Museu do Vinho localizado na Vinícola Peterlongo. Ali, os turistas podem fazer um tour com direito a degustação, e conhecer um pouco da história iniciada com a vinda para o Brasil de Manoel Peterlongo, responsável pela fundação da primeira vinícola na Serra Gaúcha.

Vinícolas – Tanto em Garibaldi como Bento Gonçalves a atração maior fica mesmo por conta do tour às vinícolas. A maioria delas deve ser previamente agendada em agências de turismo receptivo. A Giordani Turismo oferece um tour às vinícolas com acompanhamento de guias. No programa, além da oportunidade de conhecer o processo de produção se pode degustar quatro ou cinco tipos de vinhos ou espumantes. Algumas delas são famosas como a Casa Valduga, a Miolo, Salton, Chandon, Garibaldi, Cave do Sol, Tortello, entre outras.

Tive a oportunidade de fazer uma visita à vinícola Courmayeur, distante 10 minutos do centro de Garibaldi. Ali fui recepcionado por Talita Nicolini Verzeletti que juntamente com sua irmã Gilian administram o processo de produção que chega a 800 mil garrafas ao ano. Explicou que uma das preocupações diz respeito a qualidade dos vinhos e espumantes. Para isso contam com um laboratório de análise e equipamentos importados da Itália. Alguns dos seus espumantes da linha Brut conquistaram a medalha de ouro em Lyon, no ano de 2021.

Maria Fumaça – Da estação ferroviária os turistas podem embarcar num dos oito vagãos puxados pela velha Maria Fumaça. O programa acontece duas vezes por dia, sempre às quartas, sextas e finais de semana. Entre os dias 26 de novembro acontecem aos sábados saídas extras noturna do programa “Natal sobre Trilhos”. Mais informações podem ser obtidas com a Giordani Turismo.

Durante o passeio acontecem apresentações de músicos e grupos folclóricos, além de uma parada de 15 minutos em Garibaldi com direito a degustação de vinhos e espumantes. De lá segue para a cidade de Carlos Barbosa, onde os turistas podem visitar o showroom da Tramontina.

Showroom Tramontina – Distante não mais do que 5 quilômetros de Garibaldi a cidade de Carlos Barbosa vale uma visita para conhecer a fábrica da Tramontina, que recentemente inaugurou o espaço Show Factory, cuja atração maior são os robôs que fabricam facas e frigideiras. Tudo pode ser observado pelos clientes por meio de paredes de vidro.
O destaque maior é mesmo o showroom da Tramontina que há três anos dobrou de tamanho e ocupa uma área de 4 mil metros quadrados. São mais de 22 mil peças em exposição para comercialização. Para se ter noção do interesse, o local recebe durante a alta temporada mais de mil ônibus com grupos de excursão. O espaço de venda é dividido em ilhas e as campeãs são as linhas de utensílios de cozinha bem como as 30 linhas de talheres inox de todos os tipos e tamanhos.

Caminhos de Pedra – Outro local imperdível para se conhecer é a rota dos Caminhos de Pedra, um roteiro com 12 quilômetros de extensão, entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Ali, os turistas encontram simpáticas lojinhas que vendem artesanato, cucas, além de uma rica gastronomia com excelentes restaurantes. O Roteiro Caminhos de Pedra é considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul pois conta com o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país.

Quem passa por ali não passa desapercebido as construções em pedra. Há inclusive um Parque das Esculturas Domadores de Pedra aberto a visitação. São 39 obras expostas ao ar livre esculpidas em pedras por 23 artistas estrangeiros. Toda a renda da bilheteria é revertida para a escola de música da fundação Tarcísio Michelon.

Vizinho a ele está a Casa da Ovelha. Ali são comercializados queijos, iogurtes e toda uma linha de cosméticos produzidos a base do leite de ovelhas. Os clientes são ainda convidados a conhecer o local em que as ovelhas raça Lacaune são mantidas. Se pode até mesmo acompanhar o processo de ordenha e alimentar os animais.

Hospedagem – A região de Bento Gonçalves e Garibaldi conta com inúmeras opções de hospedagem, desde pousadas mais simples até o Spa do Vinho, um resort categoria 5 estrelas. Optei por me hospedar no Dall´Onder Ski Hotel, em Garibaldi. O estabelecimento categoria quatro estrelas conta com 125 apartamentos, dez dos quais com equipamentos para hóspedes com necessidades especiais.

Além do restaurante tem estacionamento privativo, fitness center e piscina térmica. Para o segmento de eventos conta com dois salões: um com capacidade para 250 pessoas em auditório e outro com capacidade para 80 pessoas. De acordo com Juliano Vaz da Rocha, coordenador geral do empreendimento as diárias incluem café da manhã. O jantar é opcional com serviço a la Carte.

SERVIÇO:
Mais informações no posto localizado no aeroporto de Caxias do Sul, ou diretamente com a Giordani Turismo.
Site: www.giordaniturismo.com.br
No caso de hospedagem, a rede Dall’Onder, que conta com hotéis em Bento Gonçalves e Garibaldi, dá informações sobre seus estabelecimentos através do site: www.dallonder.com.br
Por Luiz Marcos Fernandes
Fotos: Divulgação
Equipe RT