Um trecho de 168 km do ramal ferroviário que liga Cataguases (MG) a Três Rios (RJ), na antiga Estrada de Ferro Leopoldina, será reativado para passeios turísticos em dezembro de 2022. A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.
As obras no trecho foram autorizadas em julho desse ano pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deverão durar 18 meses.
Dois trens com 15 vagões panorâmicos, que pertenciam ao antigo Vitória/Minas, foram restaurados e revisados por meio de parcerias e do apoio de órgãos públicos.
O passeio, com duração de três horas, vai percorrer oito cidades: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador (em Minas), até chegar em Sapucaia e Três Rios (RJ).
Os trens que serão utilizados no percurso já realizaram testes de desempenho e irão circular nos fins de semana e feriados, transportando, em média, 860 passageiros por dia.
Segundo estimativa da ONG Amigos do Trem, a nova linha irá gerar cerca de 300 empregos diretos e irá impulsionar a economia das cidades por onde o trem passar.
Fonte: Conheça Minas
Foto: Caio Correa (Divulgação/Amigos do Trem)
Equipe RT