Região do sul de Portugal ocupa um terço do território nacional e produz 50% do vinho de mesa e 90% do azeite consumidos no país
O Alentejo vem sendo escolhido por turistas brasileiros, que já representam o segundo maior número de turistas que escolhem o território alentejano, depois da Espanha, para passar férias. Esse resultado incentivou a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo a apostar e investir fortemente para elevar significativamente o turismo brasileiro no Alentejo.

Texto: Arnaldo Moreira *
As informações foram dadas pelo presidente da Agência Regional de Promoção Turística, Vítor Silva – que abrange ainda o Ribatejo -, no Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado em entrevista exclusiva ao Blog. Vítor Silva explicou que a agência a que preside é uma das cinco do continente, da ilha da Madeira e do arquipélago dos Açores, de direito privado que congrega o empresariado do segmento turístico e trata da promoção internacional dos negócios do destino Alentejo.

Vítor Silva disse que o Brasil uns oito a 10 anos atrás não tinha um significado relevante para o turismo no Alentejo, situação que mudou a partir do trabalho intenso mostrando o potencial turístico da região realizado inicialmente em São Paulo, depois no interior do estado, a seguir o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e agora entrando no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. “– Já conseguimos recuperar os efeitos negativos gerados pela pandemia chegando aos valores de 2019”, revelou.


Segundo Vítor Silva, há hoje mais brasileiros dormindo nos hotéis e pousadas alentejanas do que ingleses, franceses ou alemães. O Alentejo, porém, revelou, não tem um turismo de massas, é ao contrário, sem nisto ir qualquer sentimento elitista, um turismo caro, direcionado à classe média e de muita qualidade.

O presidente da Agência de Turismo do Alentejo considerou o Festuris uma feira direcionada diretamente aos negócios e possui uma área específica para isso (o setor Luxury). “É nela que a gente vai apostar e nos próximos anos estaremos nessa área de negócios vendendo o Alentejo no Brasil e para agentes de viagens de outros países”, adiantou.
De acordo com Vítor Silva, os principais produtos que os turistas que visitam o Alentejo consomem são os vinhos alentejanos de excelente qualidade. “O Alentejo produz 50% dos vinhos de mesa consumidos em Portugal. No Douro há bons vinhos, mas são muito caros. Na generalidade, os vinhos do Alentejo têm excelentes preços, à exceção do Pera Manca, que é de fato um vinho caro”, exemplificou.
Nos supermercados e nos wine shoppings de Portugal, de acordo com Vítor Silva, os vinhos do Alentejo são os mais procurados porque oferecem uma excelente relação qualidade/preço, em média, em reais, custam em torno de R$ 25,00 e são os mais procurados pelos brasileiros que vivem em Portugal. No Brasil, o consumo dos vinhos atentejanos é significativo e custam a partir de R$ 50,00.

Vítor Silva revelou que os operadores turísticos brasileiros que levam clientes ao Alentejo todos incluem nos roteiros visitas a vinícolas e preferem as que têm bons hotéis próprios.

O Alentejo é dividido em duas províncias (estados) o Baixo Alentejo, que tem Beja como capital, e Alto Alentejo, cuja capital é Évora. A região, que tem apenas 500 mil habitantes, foi ocupada por séculos por visigodos, celtas, romanos, e por último os muçulmanos, que deixaram seus costumes, arquitetura, gastronomia que persistem até hoje. Por exemplo, as casas pintadas de branco foi um hábito muçulmano, a gastronomia é mediterrânea, “mas o melhor do Alentejo são as pessoas”, ressaltou Vítor Silva.
O Alentejo, além desses destinos, pontos turístico e produtos famosos possui praias, belíssimas planícies intermináveis intermináveis, campos floridos, florestas, castelos imponentes.
No próximo dia 21 a 26 de novembro, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo promoverá no Rio de Janeiro e outros estados um encontro de 14 empresas do Alentejo, do Porto e outras cidades do norte de Portugal para fechar negócios com empresários brasileiros, visando o incentivo e o aumento das visitas de brasileiros a essas regiões portuguesas.
*Arnaldo Moreira viajou a Gramado a convite do Festuris
Fotos: Divulgação
Equipe RT