Revista do Turismo – Negócios e Eventos

Conheça o Vale das Vinícolas na Serra Gaúcha

A região da Serra Gaúcha sempre foi conhecida por suas vinícolas onde de produz os melhores vinhos e espumantes do país

Quem visita essa região tem oportunidade de conhecer um pouco da tradição deixada pelos primeiros imigrantes italianos que ali chegaram no século XIX. Para conhecer um pouco mais deste cenário localizado entre as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi, a melhor alternativa são os programas oferecidos pelas operadoras de turismo receptivo, como a Giordani Turismo, uma das pioneiras neste tipo de programa. Nunca é demais lembrar que a visitação às vinicolas deve ser agendada com antecedência.
Entre as mais tradicionais estão as vinícolas Aurora, Garibaldi, Peterlongo, Casa Valduga, Chandon, Miolo, Salton, Forestier, Coumayeur, entre outras. Divirta-se, aproveite para conhecer os processos de produção, deguste as provas, mas sem exagero…

Vinícola Tortello
Nossa primeira parada foi na vinícola Tortello. A empresa de pequeno porte produz 35 mil garrafas ao ano. Entre seus destaques chama a atenção do Remy Valduga, que é uma iniciativa do escritor, historiador e viticultor Remy Valduga. Em novembro, a vinícola inaugura seu espaço boutique com show room destinada a receber visitantes.

 

Biscoiteria Itallinni

A terceira parada foi na Biscoiteria Itallinni. Fomos recebidos por Jacinta, neta de D. Ludovina. Alí nos apresentou as receitas da avó, incluindo o biscoito sabor limão. São 24 tipos de biscoitos.

Vinícola Cave de Sol

É uma das menores vinícolas do Vale mas com produtos de alta qualidade. Segundo a gerente Isabel Cristina a vinícola passou a atender ao público apenas há dois anos, mas sua tradição é centenária. O fundador, o italiano Giusepe Passarin veio a conhecer sua futura esposa, Caterina, a bordo do navio que zarpou da Itália em 1888. Um dos destaques da sua linha de produção é o Capitão Chico, um vinho Cabernet Sauvignon de qualidade única. Destaque também para o vinho Sol Único, que fica armazenado por 18 meses em barris de carvalho antes de ser colocado a venda.

Queijaria Valbreta

A queijaria comemora em 2023 duas décadas e produz 10 tipos de queijos. O carro chefe é o Moebier, que recebe fermentação do brie, gorgonzola e camembert. Destaque também para o salame de javali.

Casa Valduga

A Casa Valduga produz cerca de três milhões de litros de vinho por ano. O grupo adquiriu recentemente a Chateau La Cave e em 2023 já estará comercializando sua nova linha. O grupo que completará 50 anos em 2023, conta com cerca 32 enólogos e 500 funcionários.

O tour de visitação inclui degustação de 5 rótulos e apresentação de todo o processo produtivo. A cave chega a armazenar 6 milhões de garrafas de espumantes.

Chocolateria Mondê

Os chocólatras não vão resistir a uma parada na lojinha de fábrica da Mondê. Aberta há 11 anos tem entre seus carros chefes o fondue de morango. Na lojinha, a simpática Dona Lenira nos recebe e mostra alguns dos 1.800 produtos em exposição, incluindo os da linha Vegana confeccionada com leite de coco e a linha diet para diabéticos. Explica que os mesmos são fabricados sem gordura hidrogenada. Todos esses atrativos fazem parte do roteiro do Vale das Vinícolas.

SERVIÇO:
Informações: Giordani Turismo
Site: www.giordaniturismo.com.br

Por Luiz Marcos Fernandes
Fotos: Divulgação

Equipe RT

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress
Instagram